A Importância da Alocação Direta em Ativos
- Alexandre Sallum
- 25 de jun. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 15 de jan.
Falamos nesse post sobre os impactos da taxa de administração de fundos de investimento no resultado do investidor ao longo do tempo.
Um dos fatores que impacta diretamente no total de taxas que o investidor está pagando para investir seus recursos é o quão próximo dos ativos seu investimento está, ou seja, por quantas etapas ele passa antes de chegar no ativo final em si.
Obviamente o formato mais eficiente de alocação seria a compra direta de ativos pelo investidor, porém isso nem sempre é possível, alguns dos motivos mais comuns sendo:
Falta de tempo para conseguir analisar o mercado e os ativos consistentemente
Falta de conhecimento para saber analisar os ativos corretamente
Falta de interesse em realizar esse tipo de trabalho pessoalmente
E é justamente por isso que gestores de investimento são contratados. No entanto é necessário tomar cuidado com o fluxo de investimento que está ocorrendo entre a alocação inicial e a exposição aos ativos finais.
Veja abaixo um exemplo de cadeia de investimento super-intermediada:

Cada etapa desse processo precisa ser remunerada, e para isso o investidor acaba pagando uma taxa de administração mais alta, e pode também acabar perdendo a visibilidade do investimento final.
Por isso que aqui na Terra Asset buscamos simplificar o processo de investimento ao máximo e aproximar as pontas do investidor e do ativo final. Isso também nos permite cobrar uma taxa de administração menor, que gera resultados adicionais diretos e mensuráveis aos nossos investidores.
Gostou do artigo? Fique a vontade para marcar uma conversa!