Desafio do Século
- william sallum
- 2 de ago. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 15 de jan. de 2025
O aquecimento global é um grande desafio. Os dados são cada vez mais alarmantes e mostram que precisamos agir com sabedoria e intensidade. Regulamentar os mercados e impor restrições a determinados setores seria polemico e poderia ter efeitos colaterais indesejados, mesmo assim, talvez seja necessário alguma hora. Acreditamos que será necessário contar com empresas lucrativas para competir com os combustíveis fósseis e o paradigma atual. Não acreditamos em uma única solução, mas em um conjunto de iniciativas.
A Cosan é uma dessas empresas, atuando em diversas frentes para promover a sustentabilidade. A empresa investe em ferrovias, que emitem muito menos poluição comparadas ao transporte via caminhão. Também é a maior produtora do mundo de etanol, incluindo o etanol de segunda geração. O etanol de segunda geração é produzido a partir de resíduos agrícolas, como bagaço de cana-de-açúcar, e pode ser utilizado como uma das fontes para a produção de combustível de aviação sustentável (SAF). Além disso, a Cosan possui uma significativa participação na malha de gás do Brasil, possibilitando o desenvolvimento de biogás e biometano, combustíveis menos poluentes.
Este é apenas um exemplo, de uma empresa que investe bilhões anualmente e tem um retorno sobre capital elevado, atacando um problema gigante que é substituir 100 bilhões de barris de petróleo que são consumidos todos os dias.
Qualquer comentário, critica ou sugestão de alguma empresa que esteja atuando de forma similar, é muito bem vindo!
Gostou do artigo? Fique a vontade para marcar uma conversa!



