top of page

Benefícios Tributários da Previdência

Atualizado: 15 de jan.

Uma previdência privada pode trazer uma série de benefícios fiscais, que potencializam o resultado dos investimentos realizados, resultando em um patrimônio maior no momento de seu resgate. 


Entre esses benefícios podemos destacar alguns:


  1. Isenção do come-cotas: o come-cotas é a cobrança antecipada do imposto de renda, que ocorre na maioria dos fundos de investimento a cada seis meses. Planos de Previdência estão isentos do pagamento do come-cotas, o que permite a rentabilização desses valores ao longo do tempo, gerando um impacto positivo de até 45% na rentabilidade ao longo de 30 anos, conforme indicam alguns estudos. 

  2. Isenção do ITCMD: o pagamento da previdência aos herdeiros ou beneficiários indicados não passa por inventário, ficando isento do pagamento do ITCMD em alguns estados brasileiros, que pode chegar em até 8% do patrimônio. Por isso, a previdência privada é também uma ferramenta importante no planejamento sucessório.

  3. Menor alíquota do Imposto de Renda: após realizar uma previdência privada, no momento do primeiro resgate é necessário definir o regime tributário, que pode ser progressivo por valor, ou regressivo por tempo.  - No caso da tabela regressiva, após 10 anos de aplicação a alíquota do imposto de renda é de somente 10%, comparado com 15% em aplicações tradicionais.  - No caso da tabela progressiva, é possível atingir até mesmo a isenção total do imposto de renda para resgates de valores mensais abaixo de R$ 2.259,20, o que pode ser interessante no caso de aposentadorias com resgates mensais. 

  4. Redução da base de cálculo do Imposto de Renda: para planos do tipo PGBL, é possível reduzir a base de cálculo dos rendimentos tributáveis (como salários e alugueis) conforme aportes realizado na previdência, até um limite de 12% da renda tributável anual. Isso pode gerar uma preservação de até 27,5% desses 12%, ou seja, uma economia de até 3,3% da sua renda tributável em impostos a pagar hoje. Note que esse imposto será pago no momento do resgate do plano, porém conforme a alíquota da tabela progressiva ou regressiva mencionada acima, o que pode ser bem menor. Além disso, durante todo o período do plano, o imposto que deixou de ser pago hoje pode ser rentabilizado, gerando ganhos adicionais.  


Quer entender melhor ou estruturar uma previdência privada e usufruir desses benefícios? Nosso time ficará feliz em te ajudar. Entre em contato!


WhatsApp
bottom of page